terça-feira, 26 de maio de 2009
segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Rancho Folclórico Podas e Vindimas foi fundado a 29 de Junho de 1980, com o propósito de preservar o folclore e manter-se fiel à cultura dos nossos antepassados, tentando representar da melhor forma a nossa região.
"Podas e Vindimas" é um nome caracteristico da nossa região, como o é o nome da nossa terra(Arruda dos Vinhos) devido ao facto de a sua maior riqueza ser a vinha e o vinho:
- "Podas" simboliza a arte e o saber de podar a cepa
- "Vindimas" é o colorido e a alegria de colher as uvas, sendo o culminar de um duro ano de trabalho nas vinhas
Trajado etnográficamente, o nosso rancho apresenta principalmente trajes de campo, entre os quais se podem destacar a mondadeira, ceifeira, o cavador, o podador e o pisador de uva. para além de trajes de trabalho apresenta ainda alguns trajes religiosos e de romaria.
O repertório do rancho baseia-se em viras, carreirinhas, bailaricos, valsas, entre outros.
Podemos então dizer que o Rancho Folclórico Podas e Vindimas de Arruda dos Vinhos caracteriza-se por ser um grupo de folclore que representa a estremadura, "região oeste" e que pretende através do conjunto danças, músicas e trajes, mostrar "teatralizando" como trajavam os nossos antepassados e como se divertiam, dançando em casas de brincadeira, no adro, no terreiro, na eira e até no final de cada adiafa.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Dia da Espiga!!
A Quinta-feira da Ascensão é popularmente conhecida por Quinta-feira da Espiga.
Apanhar a espiga significa colher um ramo de flores campestres(malmequeres brancos e/ou amarelos e papoilas), espigas de trigo ou de cevada e raminhos de oliveira, que significam o seguinte:
- As flores: haver amor e alegria (a cor significa alegria)
- A espiga: Haver sempre pão (nunca faltar comida)
- O raminho de oliveira: haver paz e também luz (dantes o azeite era usado para iluminar. A luz também significa a luz divina)
Desde há algumas décadas o raminho da espiga apareceu nas cidades e neste dia vêem-se muitas pessoas nas ruas a apregoar aos que passam apressados:
" Compre o raminho de espiga que traz sorte."
o raminho lá vai na mão da criança, do jovem, do adulto e do velhinho, bem agarrado até casa, onde será pendurado atrás da porta para que a sorte venha desde esse dia até à Quinta-feira da Ascensão do ano seguinte.
Este feriado no nosso concelho é marcado pela tradicional romaria à Ermida da Nossa Senhora do Monte, com tractores e carrinhas decorados no dia anterior para embelezar a procissão. Após a missa junto à capela é tempo do Rancho cantar a tradicional música da romaria junto da capela na Nossa Senhora do Monte!!